terça-feira, 22 de setembro de 2015

Como desenhar com Nanquim

O nanquim é originário da China. Desenvolvida há mais de 2mil anos, ela sempre esteve ligada à escrita e ao desenho. Pode ser usado puro, ou com adição de água para obter tons mais suaves. Temos vários materiais que podemos usar para desenhar com a tinta nanquim: caneta nanquim, bico de pena, pincel, esponjas, entre outros materiais alternativos. Vamos colocar aqui alguns exercícios e depois alguns desenhos para praticar.

Os Materiais que você irá precisar:


A tinta Nanquim: As mais conhecidas são da Trident, Talens, Acrilex, koh-i-noor. Existem outras no mercado, mas algumas são muito "ralas", outras tem um cheiro de "&fruk;#*&fruk;" e ainda outras parecem que esqueceram de testar no papel. E não compre as escolares, pelamordedeus!! Então, se não quiser arriscar, escolha uma das que falamos acima. Detalhe IMPORTANTE: se for trabalhar com bico de pena, escolha os vidrinhos de boca larga, e não os de boca fina.



Falando de Bico de Pena... existem uma infinidade de bicos, as mais indicadas para desenho são as de ponta mais finas. As chanfradas, geralmente usam-se na caligrafia. Percebeu a diferença abaixo?


Toda pena precisa de um cabo, menos o mosquito. Tá entendendo nada, né?
Simples: todos os  bicos de pena iguais aos de cima precisam de um cabo. São vários modelos, é só escolher. Mas existe o Bico de Pena Mosquito: este a pena é prensada no cabo. É mais barata que os outros, porém dura pouco.



Utilizamos na arte-final o pincel junto com nanquim. Neste caso, precisaremos de no mínimo uns 5 pincéis diferentes. Mas para começar podemos escolher 1 pincel fino nº 0 ou nº1 com pelo de marta, 1 médio redondo nº6 ou 8 (este não é pelo de marta), pode ser um similar. E outro para fundos: 1 pincel chato nº 10 ou 12. O importante é serem pelos comuns (não pelo de marta), e não é também pincel para pintura em tela (aqueles amarelos de cerdas duras) esses são muito duros para o papel. Veja abaixo os pincéis mais indicados:





Canetas Nanquim descartáveis: quanto mais, melhor: 0.1, 0.3, 0.5, 0.7, etc...
Godet. Sabe o que é um godet? é um recipiente para misturar tintas. Pode ser uma forminha de gelo!


Flanela ou pano esse é importante, pois quando se pinta com o nanquim, podem ocorrer tragédias!!
Papéis! Papéis!! vários papéis... papel sulfite, canson, vergê, opaline, couchê, debret, use e abuse das gramaturas: 140g, 160g, 180g., 300!!.

Dica importante para os papéis:
Papel sulfite 75g até 95g é para o esboço. Já os papéis acima de 120g usem apenas para arte final.
- Para Técnica Aguada, feita com pincel -  papel indicado: Canson 224g ou 300g (próprio para aquarela), Papel Debret, ou algum outro com gramatura superior a 200g.
- Para Técnica Seca (bico de pena, canetas) : papel indicado: couchê, opaline,  por serem mais lisos, o bico de pena e a caneta deslisam melhor sobre esses papeis.
- Para Técnica Seca, lápis de cor, giz pastel): papel Debret, Canson 180g, 200g, ou outro papel encorpado mais liso.

Bom, vamos aos EXERCÍCIOS!!
Veja na Próxima postagem.

Até lá!!






Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...