terça-feira, 8 de novembro de 2011

História da Animação - Parte 2

Não Podemos deixar de lado um homem que fez (e faz) parte da vida de muitas crianças e adultos!
Walter Elias Disney (05/12/1901 - 15/12/1966).
Foi produtor cinematográfico, cineasta, diretor, roteirista, dublador, animador, empreendedor,  filantropo, e (ufa!!) co-fundador da The Walt Disney Company.
Walt Disney transformou-se numa Lenda, tendo criado, com a ajuda de sua equipe, todo um universo de referências ao imaginário mundo infantil de sucessivas gerações. além disso, Walt Disney é a pessoa que mais prêmios Oscar ganhou em todos os tempos!! É recordista de maior número de indicações ao Oscar (59 vezes) e números de Oscars entregues (22) e também ganhou 4 Oscars Honorários!

Bem, vamos ver algumas das criações desse lendário produtor:


Steamboat Willie (O Vapor Willie) é um curta-metragem em preto e branco da Walt Disney Studios de 1928 estrelado por Mickey Mouse. É creditado como o primeiro desenho de animação com som e música da história (apesar de haver outros em anos anteriores), com o sucesso popular tornando o camundongo Mickey famoso no mundo todo. Mickey e Minie já haviam aparecido em um desenho anterior de Disney chamado Plane Crazy, lançado no mesmo ano.










Flowers and Trees (1932)  foi a primeira animação em cores. Foi o 1º a ganhar o Oscar de melhor curta de animação Foi o primeiro a usar technicolor. A técnica permite que sejam feitas animações coloridas a partir de três cores (azul, vermelho e verde).






Pinóquio é o segundo longa-metragem de animação produzido pelos estúdios Disney em 1940. O filme é baseado em conto de Carlo Collodi.O velho Gepeto constrói Pinóquio, um boneco de madeira que deseja se tornar gente. Numa noite estrelada, uma fada azul dá vida a Pinóquio, começando então uma fantástica aventura que vai testar a coragem, a lealdade e a honestidade do boneco, virtudes que ele tem que aprender para se tornar um menino de verdade. Apesar dos avisos de seu esperto amigo Grilo Falante, Pinóquio se envolve em uma confusão atrás da outra, até que precisa salvar Gepeto, que está preso dentro da barriga de uma baleia.


Segunda dublagem brasileira (anos 60)
Estúdio: Riosom, RJ 
Direção e tradução de diálogos: Telmo Perle Münch 
Tradução das letras de música: Aloysio de Oliveira 
Vozes: 
Pinóquio .... Carlos Alberto Mello 
Gepeto .... Luiz Motta 
Grilo Falante .... Ênio Santos 
João Honesto .... Magalhães Graça 
Fada Azul .... Selma Lopes 
Stromboli .... Castro Gonzaga 
Cocheiro .... Orlando Drummond 
Espoleta (Lampwick) .... Milton Rangel Filho 
Coro .... MPB-4 e Quarteto em Cy









Branca de Neve e os Sete Anões (no original em inglêsSnow White and the Seven Dwarfs) é um filme estadunidense do gênero romance e aventura lançado em 1937. É o primeiro longa-metragem de animação dos estúdios Disney e é baseado no conto de fadas "Branca de Neve", dos Irmãos Grimm.  Foi o primeiro filme de animação produzido nos EUA, o primeiro totalmente a cores, o primeiro a ser produzido por Walt Disney e o primeiro filme dos considerados Clássicos Disney.








Divirtam-se e até mais!!

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...